Escolha uma Página

Com o mercado de Biodiesel se expandindo é inevitável o desenvolvimento da gliceroquimica, tendo – se evoluído estudos das aplicações deste sub-produto, que é considerado hoje como uma commoditie nobre. A glicerina em âmbito comercial é dividida em três tipos: bruta, loira e bidestilada.

A glicerina loira apresenta – se isenta de ácidos graxos (oleína) de sua composição, ao contrário da bruta que possui. Pode ser proveniente de duas fontes: Biodiesel (Metil Ester), onde o produto é obtido através da transesterificação de óleos e gorduras; Saponificação, o produto é obtido através do processo oleoquímico, onde provém da extração do acido esteárico ou da extração do glicerol de sabões. Os principais fatores que podem influenciar na qualidade deste produto são: alto teor de MONG (Matéria orgânica não glicerinada), cor, umidade e glicerol, onde estes são parâmetros relevantes ou não dependendo da finalidade.

A glicerina bidestilada é obtida através da bidestilação de glicerina loira, onde o glicerol é concentrado e as impurezas são removidas. Este produto é comumente classificado em dois graus: grau técnico, trata-se de uma glicerina com padrões de qualidade específicos para a industria, possui menos pontos de controle de qualidade, como cor, odor, glicerol, ácidos graxos e ésteres, este produto é destinado à fabricação de resinas, fluídos e lubrificantes, aditivos agrícolas, resfriamento de aeronaves, dentre outras aplicações, sendo impróprio para consumo humano; grau USP (United States Pharmacopeia), trata-se de um produto mais nobre, possui todos os pontos de controle de qualidade mencionados anteriormente, além de análise de metais pesados e compostos clorados, estes controlados de acordo com normas especificas para destinação à fabricação de alimentos e fármacos. Para esta finalidade existem restrições aos alergênicos, um produto proveniente ou com vestígios de soja transgênica, pode não servir para esta modalidade, sendo necessário atentar – se à rastreabilidade da glicerina, identificando a fonte da qual provém.

Conclui-se que o tipo de glicerina pode variar de acordo com o segmento em que for aplicada, uma vez que o grau de importância de determinado parâmetro influencia diretamente os pontos de controle de qualidade do produto, afetando – se os custos, especificação e o produto acabado do consumidor final.

Fonte: Atlas Consulting.

WhatsApp chat